sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Recordar a defensora da emancipação das mulheres

Estátua da Mulher Libertada,
em Baku (Azerbeijão)
A história de Tahirih, uma heroína Bahá’í de ascendência azeri, é há muito tempo um símbolo de inspiração no Azerbaijão. Trata-se de uma das mais notáveis defensoras da igualdade entre mulheres e homens, no século XIX.

No dia 25 de Janeiro, o Museu Nacional de História do Azerbaijão realizou uma conferência sobre a educação das mulheres nos séculos XIX e XX, onde foram reconhecidas a dedicação e a contribuição de Tahirih para o progresso das mulheres.

"Tahirih é vista com muita consideração; ela não é apenas conhecida na Fé Bahá'í, mas é também conhecida e respeitada em todo o Oriente ", explicou Azer Jafarov, professor da Universidade Estadual de Baku. "Ela influenciou a literatura moderna, fez o apelo para a emancipação das mulheres e teve um impacto profundo na consciência pública.

"O cumprimento da visão de Tahirih sobre a emancipação foi encontrando maior expressão ao longo do tempo", continuou o Dr. Jafarov. "É a ascensão de um sol que traz luz ao coração humano."

Um livro recentemente publicado sobre a vida e as obras de Tahirih, foi apresentado na conferência por Salahaddin Ayyubov, um representante da comunidade Bahá'í. Esta apresentação destacou o impacto de Tahirih no progresso das mulheres. Neste evento, também foram debatidas as suas contribuições para a poesia, pelas quais ela é bastante conhecida.

"Tahirih é uma grande personalidade homenageada por escritores cristãos, ateus e muçulmanos. A sua visão de grande alcance sobre a realidade é uma luz sobre as aspirações de todos os que anseiam pela paz e harmonia ", disse Ali Farhadov, investigador do Museu Nacional de História do Azerbaijão.

"Hoje, não são apenas as mulheres do Oriente, mas todo o planeta que devem aprender com o seu carácter e vida, que é uma personificação da liberdade de pensamento, da emancipação das mulheres e da atitude de busca independente pela verdade".

Diz-se que uma estátua no centro de Baku, representado uma mulher retirando o véu, terá sido influenciada pela história de Tahirih. O monumento, conhecido como "a estátua da mulher liberada", foi construído em 1960 pelo escultor Fuad Abdurrahmanov.

--------------------------------------

Sem comentários: