quarta-feira, 31 de março de 2004

Eduardo Duarte Vieira


Eduardo Duarte Vieira era um funcionário da administração portuguesa na então província da Guiné. O seu cargo obrigava-o a várias deslocações a Lisboa. Também colaborava activamente nas actividades da Igreja em Bissau.

Numa das suas deslocações a Lisboa conheceu a fé Bahá'í. De regresso à Guiné começa a ensinar a mensagem de Bahá'u'lláh. As pressões do clero e da polícia não se fizeram esperar. Durante vários meses, foi alvo de medidas repressivas, como despedimento da administração pública, detenções arbitrárias, violação de correspondência e confiscação de livros.

No dia 11 de Março de 1966 foi detido pela última vez, sub acusação de actividades políticas subversivas. Em 31 de Março de 1966, após vários dias de tortura e maus tratos, Eduardo Duarte Vieira morria numa prisão de Bissau. Foi o primeiro martir Bahá'í africano.

Numa lata de biscoitos conseguiu escrever, com algum objecto pontiagudo, uma mensagem de despedida para a sua esposa:

"Tonia: Este foi o caminho do destino. Tudo está terminado. Ama o teu semelhante e cria os teus filhos com amor. Ama a todos. Perdoa todos os erros que eu tenha cometido. Que sejas capaz de encarar a vida com naturalidade. Adeus, e desejo-te um longa vida, Duarte, 29-03-1966"

Uma breve história da sua vida encontra-se aqui.

Sem comentários: